Desde o lançamento do MeoCloud no Codebits de 2012, que tenho acompanhado as diversas evoluções desde serviço de armazenamento online da PT.
Como “pioneiro” tive o previlégio de uma quota muito generosa, que infelizmente não tenho usado muito devido aos efeitos de rede (poucos utilizadores MeoCloud quando comparados com o Dropbox por exemplo). No entanto, a rapidez do serviço é notória assim como a abertura do serviço a 3rd party developers, através de uma API muito semelhante à da Dropbox mas com mais uns pózinhos.
Quando alguns meses atrás foi anunciado que o trafego para o MeoCloud não contava para os limites mensais de trafego móvel na rede M4O, surgiu-me logo a ideia de criar uma aplicação que me permitisse fazer “streaming” de música da cloud para o meu android.
Tal aplicação resolve vários problemas:
- espaço no telemóvel é limitado para ter toda a minha colecção de música.
- tenho todos as músicas sempre disponíveis em qualquer dispositivo/lugar.
- custo 0 (já que uma alternativa capaz de responder aos pontos anteriores seria o Spotify por exemplo)
É verdade que também existe o serviço Meo Music, mas não são os meus álbuns e há um custo pelo serviço.
Assim comecei a desenvolver pelas noites dentro uma aplicação que capitaliza-se o serviço MeoCloud para poder ouvir música no meu Android.
Acontece que a ideia não é assim tão disparatada e hoje na newsletter do MeoCloud é anunciada a futura disponibilização desta funcionalidade na próxima versão da aplicação MeoCloud para Android.
Assim sendo, resolvi interromper o desenvolvimento (para o qual não tenho dedicado tempo algum nos últimos meses) e publicar o código existente no github por forma a servir de exemplo a quem esteja interessado a utilizar as API’s do MeoCloud em ambiente Android.
Já agora… se ainda não tem uma conta no MeoCloud click aqui ;)